Pergunte que nós respondemos!

Abaixo encontrará algumas das perguntas mais frequentes que os clientes fazem antes de nos conhecer ou de participar nos nossos eventos. Caso tenha uma questão que não esteja respondida abaixo, não hesite em nos contactar, temos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.


Qual é o nível de dificuldade dos vossos passeios?
O nível de dificuldade é uma variável que depende muito da perspetiva de cada condutor, da viatura 4x4 que se conduz e da experiência do piloto. O que podemos dizer é que os nossos eventos estão direcionados para praticantes de todo-o-terreno turístico e como tal os percursos estão desenhados para serem percorridos por viaturas 4×4 sem preparação adicional. Contudo a tónica dominante nos nossos eventos é o todo-o-terreno. Os nossos eventos não são adequados a SUV's 4x4. Fazemos questão de incluir sempre passagens mais técnicas, de caráter opcional, para as viaturas mais preparadas e para os condutores mais arrojados.

Qual é o nível de dificuldade dos vossos passeios?
O nível de dificuldade é uma variável que depende muito da perspetiva de cada condutor, da viatura ou mota que se conduz e da experiência do piloto. O que podemos dizer é que os nossos eventos estão direcionados para praticantes de todo-o-terreno turístico e como tal os percursos estão desenhados para serem percorridos por viaturas 4×4 sem preparação adicional. Contudo a tónica dominante nos nossos eventos é o todo-o-terreno. Os nossos eventos não são adequados a SUV's 4x4. Fazemos questão de incluir sempre passagens mais técnicas, de caráter opcional, para as viaturas mais preparadas e para os condutores mais arrojados.

Preciso de alguma preparação especial na minha viatura?
Não. Como indicado no ponto anterior, os percursos estão desenhados para serem percorridos por viaturas 4×4 sem preparação adicional (viaturas de origem). Não obstante é importante que a sua viatura tenha a adequada manutenção mecânica periódica. Caso tenha algum barulho estranho ou algum componente que saiba de antemão que não está nas melhores condições é de todo recomendado que consulte o seu mecânico. Em caso de chuva forte nas semanas antecedentes aos eventos é de todo recomendável a utilização de pneus adequados para a prática de todo-o-terreno e que traga consigo o necessário equipamento de resgate.

Só vejo programas de passeios para Portugal. Não organizam programas todo-o-terreno para outros países como por exemplo Marrocos?
Não. Portugal é o único destino em que operamos e o nosso trabalho diário é dar a conhecer o melhor de Portugal a aventureiros nacionais e estrangeiros. Este é o nosso foco e não perdemos tempo a organizar viagens para outros destinos. Portugal é um paraíso para a prática de todo-o-terreno e reúne um leque de condições únicas que faz com que cada vez mais seja procurado por estrangeiros como destino de turismo off-road em detrimento de outros mais “fashion”. Acreditamos que os praticantes de todo-o-terreno portugueses, além de viajar para destinos mais longínquos e procurar os encantos de outras culturas, devem conhecer e valorizar a riqueza cultural, gastronómica e paisagística que Portugal tem para oferecer.

Necessito de ter um GPS para participar nas vossas aventuras?
Não necessariamente. Atualmente qualquer telefone ou tablet com uma aplicação de navegação adequada para todo-o-terreno é perfeitamente adequado. Os nossos tour leaders já não usam dispositivos GPS convencionais há muitos anos. Caso não disponha ainda de conhecimento nesta matéria e queira explorar esta potencialidade, nós temos formação específica.

Eu não sei usar GPS mas sei usar Roadbook. Porque é que não usam Roadbooks nos vossos eventos?
O Roadbook é um mecanismo de navegação oriundo da competição e que requer uma preocupação e atenção extra por parte do navegador e/ou condutor. Na nossa opinião, este tipo de navegação não se adequa ao todo-o-terreno turístico. Nos nossos eventos, queremos que os participantes desfrutem ao máximo dos trilhos e das paisagens que selecionamos e que se preocupem o menos possível com a navegação.

Para participar nos passeios vou necessitar de Rádio CB?
Nos nossos eventos de grupo os participantes que disponham de rádio CB (Banda do Cidadão) podem e devem utilizá-lo para a comunicação com os restantes participantes e com a organização. Contudo não é obrigatório.

Que equipamento devo levar comigo para as vossas aventuras?
Independentemente se vai para um passeio ou não há um conjunto de equipamento base que deve andar sempre numa viatura todo-o-terreno e é esse que recomendamos que traga: cintas ou cabo cinético, manilhas adequadas aos pontos de ancoragem que a viatura tem, extintor, pneu suplente, macaco e chave de rodas (não esquecer da porca de segurança caso tenha).

Caso ocorra algum percalço/ incidente / avaria com a viatura no decorrer do percurso, é me prestado algum tipo de assistência?
Claro que sim. Todos os nossos eventos têm acompanhamento de um mecânico e de uma viatura equipada com os meios para resolver pequenos incidentes ou avarias mecânicas.

E rádios VHF são utilizados nos vossos passeios?
A utilização sem licença de rádios VHF é proibida em Portugal. O VHF é uma banda reservada para uso profissional e a sua utilização deve ser feita com o controlo e licenciamento da ANACOM. Sabemos que é cada vez mais frequente no mundo do todo-o-terreno a utilização ilegal da banda VHF, mesmo em passeios organizados. Nós não fomentamos ilegalidades e como tal recomendamos aos nossos clientes a utilização de Radio CB que é uma banda livre, própria para o tipo de utilização em todo-o-terreno.

Como é que eu me posso inscrever numa das vossas atividades?
As inscrições são feitas diretamente e na respetiva área de interesse (aventuras ou formação) onde se encontram os links para os formulários de inscrição que poderá preencher para nos fazer chegar o seu pedido.

Com que antecedência me devo inscrever?
Recomendamos que faça a sua inscrição logo no momento em que decide que pretende participar. As nossas aventuras têm um número muito restrito de participantes e as inscrições esgotam vários meses antes da data dos eventos.

Que tipo de alojamento é oferecido nas vossas aventuras?
Nas nossas aventuras o alojamento é sempre feito em hotéis de 4 e 5 estrelas com quem trabalhamos em parceria há vários anos e que cumprem os nossos rigorosos padrões de qualidade.

Gostava de levar a minha esposa e os meus filhos. A participação deles é adequada?
Claro que sim. Os nossos eventos por terem um caráter descontraído e um ambiente selecionado são propícios a serem partilhados em família.

Para participar tenho que ter uma viatura própria?
Sim, nos nossos passeios os participantes utilizam as suas viaturas. Caso não disponha de uma viatura todo-o-terreno, pode recorrer a uma empresa de aluguer de automóveis e alugar um. Nós podemos ajudar no processo.

Tenho constrangimentos alimentares, de mobilidade ou de outra ordem. Posso participar nas vossas atividades?
Claro que sim. Aquando da sua reserva, diga-nos apenas qual é o seu constrangimento e faremos o nosso melhor para garantir que não será impedimento para poder desfrutar ao máximo das nossas atividades.

Ao participar nas vossas atividades beneficío de algum tipo de seguro?
Claro que sim. Todos os participantes das nossas atividades estão cobertos por um seguro de Acidentes Pessoais que garante o pagamento despesas de tratamentos, incluindo internamento hospitalar e medicamentos, até ao montante anual de 3500 Euros. Este seguro inclui a cobertura do risco de morte e invalidez permanente. Adicionalmente temos também um seguro de Responsabilidade Civil que garante além de danos patrimoniais causados a terceiros, o repatriamento e a sua assistência médica em caso de acidente ou doença durante as nossas atividades, até um montante de 75000 Euros.